Assédio moral no trabalho
uma análise das causas e consequências do fenômeno de acordo com artigos indexados na base CAPES e no site ABET entre 2009 e 2019
DOI:
https://doi.org/10.22409/eas.v6i1.50390Resumo
A presente pesquisa objetivou identificar, em trabalhos acadêmicos previamente publicados, tanto os fatores que suscitam à ocorrência do assédio moral no ambiente de trabalho, quanto às sequelas fomentadas por esta prática nos sujeitos e nas organizações. Foram definidas como bases de buscas o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o site da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) no período de 2009 a 2019. Através de uma abordagem qualitativa utilizou-se da metodologia revisão bibliográfica para alcançar o estado do conhecimento. Ou seja, ao longo do período estipulado, mapearam-se as causas e consequências do assédio moral comentados pelos trabalhos científicos. Com isso, foi revelado que cultura organizacional, multiplicidade de tarefas e discriminação são algumas das causas que levam à ocorrência do assédio moral. Referente às consequências, verificou-se que estas atingem tanto a vítima do fenômeno quanto as organizações, causando não só desordens psicopatológicas, psicossomáticas e comportamentais, mas também favorecendo o absenteísmo, queda de produtividade e aposentadorias precoces. Concluiu-se que, dentre os textos analisados, a cultura organizacional se apresenta muitas das vezes como o estopim de uma relação de trabalho que aporta para o assédio moral.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).