Políticas Públicas para a Agricultura Familiar Brasileira: Uma Análise da Produção Artesanal de Queijo Minas

Autores

  • Adriana Prado Bicalho Governo Federal do Brasil
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v7i2.53076

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a inserção da agricultura familiar no cenário econômico, político e social brasileiro a partir da discussão do empreendedorismo. Recorremos à Nova Sociologia Econômica para estudar economia a partir de suas conexões com as questões sociais. É realizada uma análise do mercado da produção artesanal de Queijo Minas, utilizando o conceito de embeddedness para explicar a intencionalidade do ator no sistema de relações sociais e a formação da estrutura social, destacando seus desdobramentos sobre a ação econômica. Concluímos fazendo uma avaliação do empreendedorismo na agricultura familiar brasileira como estratégia de promoção do desenvolvimento sustentável.

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Biografias do Autor

  • Adriana Prado Bicalho, Governo Federal do Brasil

    Mestre em Administração pela PUC Minas

    Especialista em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP)

    Especialista em Políticas Publicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

    Bacharel em Administração pelo Centro Universitário UNA

    Especialista em Políticas Públicas e Gestão do Governo Federal do Brasil 

  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas

    Doutor em Administração pela FGV / EAESP

Publicado

2022-12-26 — Atualizado em 2022-12-31

Versões

Edição

Secção

Estado, Organizações e Sociedade