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Políticas Públicas para a Agricultura Familiar Brasileira: Uma Análise da Produção Artesanal de Queijo Minas

Autores

  • Adriana Prado Bicalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/eas.v7i2.53076

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a inserção da agricultura familiar no cenário econômico, político e social brasileiro a partir da discussão do empreendedorismo. Recorremos à Nova Sociologia Econômica para estudar economia a partir de suas conexões com as questões sociais. É realizada uma análise do mercado da produção artesanal de Queijo Minas, utilizando o conceito de embeddedness para explicar a intencionalidade do ator no sistema de relações sociais e a formação da estrutura social, destacando seus desdobramentos sobre a ação econômica. Concluímos fazendo uma avaliação do empreendedorismo na agricultura familiar brasileira como estratégia de promoção do desenvolvimento sustentável.

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Biografia do Autor

Adriana Prado Bicalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Administração pela PUC Minas

Especialista em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP)

Especialista em Políticas Publicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário UNA

Especialista em Políticas Públicas e Gestão do Governo Federal do Brasil 

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas

Doutor em Administração pela FGV / EAESP

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Publicado

2022-12-26 — Atualizado em 2022-12-30

Versões

Edição

Seção

Estado, Organizações e Sociedade