O impacto da Desaposentação nas contas da Previdência Social

Autores

  • Rosa Maria Marques Professora titular do Departamento de Economia e do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política da PUC/SP.
  • Silmara Londucci Advogada especialista em Direito Previdenciário, Público e Empresarial e Mestre em Economia Política pela PUCSP.

DOI:

https://doi.org/10.22409/reuff.v17i2.34993

Resumo

O instituto da Desaposentação surgiu em razão da obrigatoriedade da contribuição dos inativos, cumulado com a extinção do pecúlio, quando se vislumbrou a possibilidade – somente via judicial, – de requerer a renúncia à aposentadoria e solicitar uma nova aposentadoria, contabilizando-se ao valor recebido às contribuições do período contribuído após o júbilo. Hoje se acumulam demandas judiciais nesse sentido. Esse instituto tem recebido oposição de alguns que dizem que sua implantação prejudica financeiramente a Previdência Social. A partir de estudos de casos, este artigo demonstra que isso não é verdadeiro para todos os aposentados ativos, especialmente para aqueles que contribuem pelo teto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-10