Mecanismos de transmissão da política monetária no Brasil: uma análise do canal do portfólio
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/reuff.v23i1.47707Résumé
Investiga-se empiricamente o canal do portfólio de transmissão da política monetária para o caso brasileiro entre janeiro de 2002 e junho de 2018. Testaram-se as relações estatísticas entre a Selic e o índice do mercado de ações brasileiro, o Ibovespa. Empregou-se econometria multivariada com a inclusão, além da Selic e Ibovespa, do Federal Funds Rate, câmbio nominal e índice de produção industrial. As estimações verificaram relações de equilíbrio de longo prazo entre as variáveis, e viabilizaram concluir que o Banco Central do Brasil possui moderada capacidade de influenciar a alocação de portfólios dos agentes ainda que de maneira defasada.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).