MULHERES NEGRAS BENEFICIÁRIAS DO PBF

O DESAFIO DA CHEFIA FAMILIAR

Autores

Resumo

Este artigo é parte dos resultados de uma pesquisa intitulada “Configurações e práticas sociais das famílias usuárias do Programa Bolsa Família (PBF) em Belém-PA”. Analisa a trajetória de mulheres beneficiárias do PBF para compreender os desafios da chefia de suas famílias. Os resultados mostraram que, desde a infância, essas mulheres são atravessadas por pobreza, racismo, sexismo e violência de gênero. A política pública encerra-as no espaço doméstico e, sob o controle dos corpos femininos negros, reforça naturalizações das contradições sociais históricas da interseccionalidade de gênero, raça e classe na relação da família com o Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Amoras, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutora em Ciencias Sociais, professora adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará-UFPA, coordenadora do grupo de estudos e pesquisas INTERFACES-"genero, geração, raça e etnia em contextos amazônicos".

Larissa Tuane Lima do Nascimento, Universidade Federal do Pará

Assistente Social pela Universidade Federal do Pará, especialista em Saúde Pública pela Fiocruz/UEPA. Especialista em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança FSCMP/UEPA

Downloads

Publicado

2022-02-18