VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE

CONSIDERAÇÕES SOBRE ASSÉDIO MORAL

Autores

Resumo

Este ensaio tem como intuito trazer à tona algumas reflexões sobre o assédio moral que perpassa as relações de trabalho na universidade. Com o enfoque na violência de gênero, propomos uma discussão acerca das mais sutis ou desveladas atitudes de constrangimentos que são enfrentadas cotidianamente por mulheres docentes ou do corpo administrativo da universidade. Com este objetivo, traçamos alguns apontamentos sobre a violência de gênero e assédio moral, contemplando aspectos jurídicos deste último. Esperamos suscitar algumas discussões sobre a temática bem como chamar à atenção para mudanças de comportamentos necessárias para uma convivência permeada pela justiça e equidade entre mulheres e homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luci Mara Bertoni, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com Pós-doutorado na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB). Líder do grupo de estudos e pesquisas sobre Gênero, Políticas, Álcool e Drogas (GePAD).

Silvia Regina Marques Jardim, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Mestrado em Ensino (UESB). Vice-líder do grupo de estudos e pesquisas sobre Gênero, Políticas, Álcool e Drogas (GePAD).

Luciana Santos Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professora do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ganhadora do V Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

ARTIGOS