VIOLÊNCIA PROCESSUAL DE GÊNERO: QUANDO O PROCESSO REFORÇA A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Authors

  • Jefferson Carlos Carús Guedes Centro Universitário de Brasília
  • Ana Luísa Melo Santiago Tayar Centro Universitário de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22409/ac6jw870

Keywords:

Violência de Gênero, Violência processual, Abuso processual

Abstract

O artigo tem como objetivo revelar a violência processual de gênero, caracterizada pelo uso abusivo do processo, como forma de violência contra a mulher, seja pela propositura de excessivas ações judiciais, seja utilização de manobras impróprias no trâmite processual. Foram identificados, com revisão bibliográfica, análise de decisões judiciais e estudos internacionais, os reflexos das desigualdades de gênero nas relações processuais. Os resultados mostram que essa violência consome recursos judiciais significativos e causa prejuízos de ordem financeira e emocional à mulher, além de mantê-la sob o controle do agressor. Aponta-se que a perspectiva de gênero precisa ser observada, em especial dentro do processo judicial, para eliminar as discriminações e evitar a perpetuação da violência. A luta contra esse abuso exige atuação jurisdicional empenhada em promover a equidade de gênero e proteger a dignidade da pessoa humana sem comprometer garantias processuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Jefferson Carlos Carús Guedes, Centro Universitário de Brasília

    Pós Doutor na Università degli Studi di Milano (Estatale) e Pós-Doutor em Teoria Literária (UnB). Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. Professor da Graduação, Mestrado e Doutorado do Centro Universitário de Brasília (CEUB). Advogado da União.

  • Ana Luísa Melo Santiago Tayar, Centro Universitário de Brasília

    Mestra em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB) e pesquisadora em violência de gênero. Advogada especializada em direitos das mulheres e das famílias, atua como consultora em iniciativas de equidade e de enfrentamento à violência de gênero. Desenvolve e capacita empresas e órgãos públicos para a promoção de ambientes seguros e inclusivos.

Published

2025-09-25