Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

A revista publica trabalhos, escritos a partir das diferentes tradições disciplinares e das variadas áreas do conhecimento, que contribuam para a consolidação e a ampliação do conhecimento  sobre as relações de gênero, a condição feminina, as orientações sexuais, as masculinidades  e as identidades de gênero, além de outros temas correlatos.  

São aceitos trabalhos escritos em português, espanhol e inglês.

Todas as submissões serão examinadas por avaliadores ad hoc. Cabe à editoria da  revista a decisão final sobre a publicação ou não de um dado manuscrito. A simples remessa de originais à revista implica na autorização para publicação. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os artigos forem enviados para a editoração.

Os artigos, que não devem exceder 9000 palavras, escritos em fonte times New Roman 12, em espaço 1/5, com todas as margens em 2cm, devem ser submetidos através do site http://www.revistagenero.uff.br. Os artigos devem vir acompanhados de  resumo em português e inglês, com no mínimo 70 e no máximo 100 palavras. Três palavras-chave em português e inglês também devem ser enviadas.

As resenhas não devem exceder 4000 palavras.

Pelo menos um(a) dos (as) autores (as) deverá ter o título de doutor(a).

As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas, substantivas e escritas da forma mais sucinta possível. Os dados bibliográficos relativos a citações de outros trabalhos devem ser localizados no corpo do texto, entre parênteses, limitando-se ao sobrenome do autor, ano, e página (quando for o caso). Trabalhos de dois e três autores serão citados pelos nomes de todos, e mais de três, pelo nome do primeiro seguido de "et al".

Exemplos:

(ABREU, 1999, p. 21-35)

(BRASIL, 2000, p. 116)

(SILVA; ABREU, 1999)

(SILVA et al., 2000)

Todos os trabalhos citados devem ser listados em ordem alfabética na seção “Referências”. Não devem ser ali adicionados trabalhos que não tenham sido mencionados no texto. As referências deverão ser apresentadas obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023:2000).

Exemplos:

Livro

HANNOUN, H. Educação: certezas e apostas. São Paulo: Editora da Unesp, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF, 1997.

Trabalho acadêmico

WERNECK, M. G. A biblioteca escolar nos periódicos brasileiros de Biblioteconomia: estudo desenvolvido na Biblioteca do IACS-UFF. 1990. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1990.

Dissertação

QUDRATT, S. Poder e Informação: os sistemas de inteligência e o regime militar no Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

Capítulo de Livro

PERROT, M. A juventude operária da oficina à fábrica. In: LEVY, Giovanni; SCHIMITT, J. C. Histórias dos jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Trabalho publicado em Anais de Eventos

ALVES, A., MELO, A. e CRUZ, M. A Mulher no sistema penitenciário em Sergipe: o imaginário na construção de identidade. In: 8º Congresso Brasileiro de Assitentes Sociais, 1995, Salvador. Cadernos de Comunicações. Brasília: CFESS, 1995.

Legislação

BRASIL. Lei nº 10.055, de 12 de dezembro de 2000. Cria cargos na carreira Policial Federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, ano 138, n. 239-E, p. 1, 13 dez. 2000. Seção I.

Artigo de revista

MAIA, Katlin Darlen. Odontologia para bebês: uma filosofia. Revista Fluminense de Saúde Coletiva, Niterói, n. 4, p. 17-22, set. 1999.

Artigo de jornal

MORAES, Andréa. L. Artes plásticas ilustram cardápios da Esplanada Grill. Gazeta Mercantil, São Paulo, 28 fev. 1997. Caderno Empresas & Negócios, p. C.-8.

Material da Internet

SANTOS, Marly da Silva. Metodologia da resolução de problemas como atividade de investigação: um instrumento de mudança didática. 1993. 235 f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. Disponível em: http://www.ct.ibict.br:81/site/owa/si-resultado>. Acesso em: 22 jan. 2001.

Esclarecimento de dúvidas e confirmação de recebimento de material poderão ser obtidos pelo e-mail: revistagenero.ess@id.uff.br

 

ARTIGOS

Política padrão de seção

DOSSIÊ GÊNERO E SAÚDE

A proposta é apresentar um estado da arte com contribuições de pesquisador@s e profissionais envolvidos com as perspectivas, os questionamentos e as vertentes atualizadas que dizem respeito ao respectivo campo de investigação. Espera-se que a produção encaminhada para esse dossiê promova a interação de distintas epistemologias, metodologias e campos empíricos. Assim, a partir do diálogo com a diversidade das áreas do conhecimento científico, são bem-vindas até o mês de janeiro de 2018, as contribuições de temáticas que expressem fenômenos ainda invisibilizados sobre a relação “gênero e saúde” no âmbito das feminilidades, homossexualidades e masculinidades existentes na sociedade contemporânea.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.