O ENSINO DE GÊNERO EM UMA UNIVERSIDADE INTERIORIZADA E INTERNACIONALIZADA

Autores/as

  • Silviana Mariz Unilab

DOI:

https://doi.org/10.22409/w3zy1q62

Resumen

Este artigo apresenta uma análise dos processos de institucionalização política e curricular de Gênero na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A partir da autoetnografia e da análise documental, foi possível analisar como este campo epistemológico tem sido negligenciado tanto no âmbito institucional das políticas de acolhimento e permanência, quanto de ensino. Nesse sentido, a partir de diferentes evidências e à luz do método indiciário, problematizo os (des)caminhos acadêmico-burocráticos das políticas institucionais e curriculares da Unilab para então refletir sobre minha experiência de docência com Gênero em um curso de Licenciatura em História no Ceará.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Silviana Mariz, Unilab

    Doutora em Educação (UFC), é professora associada da Unilab, atuando no Instituto de
    Humanidades e na pós-graduação em Ensino e Formação Docente. Colabora também
    com o ProfHistória/Uern. Integra o Laboratório de Estudos da Violência e da
    Radicalização (Levir). Pesquisa pensamento racial brasileiro, história das prisões e
    estudos de gênero. Dedica-se ainda ao ensino de história, formação docente e políticas
    de educação superior.

Publicado

2025-09-25