Perspectives on Motherhood: Experiences of Migrant Women-Mothers Facing Displacement and Its Challenges

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/dxjjys90

Keywords:

Práticas dialógicas, Migração, Maternidade

Abstract

This article, based on social constructionism and generative dialogic practices, analyzes the experiences of migrant mothers facing the challenges of motherhood and migration. In partnership with an NGO in the state of Paraná, the study examines the narratives of two Venezuelan and one Congolese women-mothers. The results show that the overlapping roles of mother and migrant intensify social and economic tensions. Motherhood becomes a process of identity re-signification, influenced by socio-cultural discourses. This highlights the need for inclusive public policies that promote emotional support and socio-economic equity, taking into account the specificities of migratory trajectories.

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Author Biographies

  • Mariane Amaral, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

    Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), onde também concluiu o mestrado e o doutorado interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário, tendo recebido bolsa CAPES no mestrado. Foi docente da UNICENTRO entre 2017 e 2025. Possui experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia e Interdisciplinaridade, atuando nos processos do desenvolvimento humano em contextos comunitários. Integra o grupo de pesquisa “Práticas Fonoaudiológicas e Saúde Coletiva" da mesma instituição

  • Cristiana Magni, Universidade Estadual do Centro Oeste

    Docente do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutorado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (2007). Especialização em Gestão da Saúde Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2011). Na Pós Graduação, atua no âmbito interdisciplinar, desenvolvendo pesquisas relacionadas ao estudo das vulnerabilidades dos processos de vida e de morte e cuidados paliativos. Na graduação, atua na área de reabilitação auditiva com ênfase no processo de seleção e adaptação de dispositivos de amplificação sonora.

  • Marcelo Naputano, Universidade Federal de Roraima

    Sou Pós-Doutor pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Doutor, Mestre e Psicólogo em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com período sanduíche na Facoltà di Psicologia dell’Università di Bologna (UNIBO). Tenho Especializações em Educação Intercultural pela Università RomaTre (ROMATRE); em Educação pela Università di Torino (UNITO) e Mediação Intercultural e Familiar pelo Istituto SHINUI di Bergamo. Sou também Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, atuo como Professor Assistente Doutor no curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), atuando também em programas de pós-graduação como o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI/UFRR) e o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Biodiversidade (PPGSBio/UFRR). Atuei também como Professor Assistente Doutor no curso de Psicologia da mesma Universidade (UFRR) e, anteriormente, no curso de Psicologia da Universidade do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Em meus trabalhos, procuro integrar psicologia, educação, políticas públicas, saúde e práticas comunitárias, sempre com o objetivo de promover o diálogo interdisciplinar e contribuir para a construção de sociedades mais inclusivas e equitativas.

Published

2025-09-25