Homossexualidade e educação infantil: bases para a discussão da heterossocialização na infância

Autores/as

  • Daniela Finco Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v12i2.414

Palabras clave:

educação infantil, gênero, sexualidade

Resumen

Este artigo discute a construção da identidade de gênero na infância
e analisa as interações entre professoras e crianças em geral e, especialmente,
as crianças que transgridem os padrões de gênero que lhes são
impostos. Trata de um processo de socialização de gênero caracterizada
por uma disciplina heteronormativa de controle, regulação e normatização
dos corpos e dos desejos de meninas e meninos na educação infantil.
Revela os espaços da pré-escola como espaços de encontro, confronto e
convívio com a diversidade. Nesse contexto, as possibilidades de produção,
reprodução e resistência à discriminação de gênero interagem de maneira
complexa e colocam-nos muitos desafios.

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Publicado

2013-04-04

Número

Sección

DOSSIÊ TRABALHO E EMPREGO