LAZER NO BRASIL E AS MULHERES RESIDENTES NAS REGIÕES NORDESTE E SUDESTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v23i2.53104

Resumo

Este estudo analisa a relação mulheres e lazer, a partir dos dados da pesquisa Lazer no Brasil, com um recorte direcionado às regiões nordeste e sudeste brasileiras. Os resultados demonstram a existência de disparidade entre o que as mulheres gostariam de vivenciar no lazer e o que de fato conseguem. Independentemente das regiões, os dados apontam que elas têm a garantia do seu direito ao lazer prejudicada pelas diferentes jornadas de trabalho; pela escassez na diversificação do lazer; pela falta de tempo, devido às questões relacionadas às tarefas culturalmente entendidas como função das mulheres e pela falta de recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Regina Bonalume, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (UNB). É professora aposentada da Prefeitura de Caxias do Sul e pesquisadora do grupo de pesquisa do Oricolé – Laboratório sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG/Brasil.

Marie Luce Tavares, Instituto Federal de Educação de Minas Gerais - Campus Ouro Branco

Docente do Instituto Federal de Educação de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, e do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Doutora e Mestra em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio de Pós-Graduação em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro/Portugal; Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES) do IFMG/Brasil e pesquisadora do Oricolé - Laboratório de Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG/Brasil.

Edmur Antonio Stoppa, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Estudos do Lazer, Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP), nos cursos de Graduação em Lazer e Turismo e no Programa de Pós-Graduação em Turismo, nível Mestrado e Doutorado. É líder do Grupo Interdisciplinar em Estudos do Lazer (GIEL) e participante do Oricolé – Laboratório de Pesquisa em Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG/Brasil.

Helder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG

Docente da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Pós-Doutor em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro/Portugal e em Turismo pela Universidade de São Paulo/Brasil. Líder do Oricolé – Laboratório de Pesquisa em Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG/Brasil. Editor da Revista Licere.

Downloads

Publicado

2024-05-22

Edição

Seção

TEMA LIVRE