ANÁLISE DE TRINTA E OITO ANOS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PARENTALIDADE GAY

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma análise bibliométrica da parentalidade gay.
Objetivamos identificar: número de publicações ao longo dos anos, periódicos,
autores especialistas e mais produtivos e principais temas inerentes ao campo.
Realizamos levantamento quantitativo de artigos nas bases de dados Scopus e
Web of Science. Utilizamos o software SciMAT para gerenciar o banco de dados,
167 artigos e 469 palavras-chave, e gerar as análises. Identificamos dez periódicos
especializados e 21 pesquisadores acompanhados de índices de publicações e
citações. Os principais (sub)temas pesquisados durante os anos 1982-2020 são
representados graficamente. Este estudo contribui para pensar em direções de
pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielli Cossul, Universidade de Santa Cruz do Sul

Estagiária de Psicologia Clínica no Serviço Integrado de Saúde - Clínica Escola da Universidade de Santa Cruz do Sul (2022); monitora da disciplina Processos Institucionais na modalidade de bolsista PROBAE (2022); bolsista PROBITI/FAPERGS (2021-2022); estagiária do Laboratório de Práticas Sociais - LAPS (2020); bolsista PROBITI/FAPERGS (2016-2019); bolsista PIBITI/CNPq (2020-2021); bolsista PUIC/UNISC (2015-2016); membro do Grupo de Pesquisa Sistemas Computacionais de Apoio à Educação desde 2015. Tem interesse nos temas: psicologia e educação, minorias sexuais, saúde mental e trabalho.

Maria Carolina Magedanz, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduada em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC, 2021). Residente do Programa Residência Multiprofissional em Saúde da Família, pela Escola de Saúde Pública (ESP) de Florianópolis (2022-2024). Colaboradora do Grupo de Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas (GRUPAD/UNISC), desde 2020.

Eduardo Steindorf Saraiva, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Professor adjunto na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), atuando no ensino de graduação e na pós-graduação no Mestrado Profissional em Psicologia. Possui experiência em Psicologia, Psicanálise e suas articulações com Antropologia e Educação. Desenvolve atividades clínicas e institucionais através do Núcleo de Assessoria e Consultoria em Educação e Saúde (NACES), empresa no qual é sócio e diretor técnico. Principais temas de interesse e investigação são: gênero, sexualidades, parentalidades, violências e tratamento de conflitos. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Subjetividades e Instituições em Dobras. É integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades. É integrante do Grupo de Pesquisas Políticas públicas no tratamento de conflitos. É integrante do Grupo de Pesquisa Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade.

Downloads

Publicado

2024-12-21

Edição

Seção

ARTIGOS