Gênero, Maternidade e Docência: um estudo sobre a saúde mental de mulheres no contexto da pandemia

Autores

Resumo

A pesquisa objetiva analisar as condições vivenciadas por professoras mães no contexto de trabalho remoto, decorrente da pandemia de Covid-19, atentando-se para a saúde mental daquelas mulheres. O estudo exploratório descritivo foi realizado através da aplicação de um questionário online enviado às professoras do ensino fundamental de uma cidade do interior do estado do Paraná. A partir das respostas emitidas por 113 professoras, foi possível construir um texto analítico em diálogo com outras pesquisas pautadas na temática. Identificou-se que a pandemia gerou impactos sociais, político-econômicos e psíquicos nas vivências das mães docentes, alterando os modos de viver e se relacionar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele de Andrade Ferrazza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora e mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus Assis-SP.

Hilusca Alves Leite, Universidade Estadual de Maringá, Maringá - PR

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Poliana Grela, Universidade Estadual de Maringá, Maringá - PR

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC (2021-2022)

Downloads

Publicado

2024-10-20

Edição

Seção

ARTIGOS