Alfabetização financeira das mulheres: nem todas são iguais!

Autores

Resumo

Quase a totalidade dos estudos demonstra que as mulheres são menos alfabetizadas financeiramente do que os homens. Entretanto, pouco se sabe sobre as diferenças existentes entre as mulheres. Dessa forma, o objetivo do estudo é identificar se e como os diferentes perfis interferem no nível de alfabetização financeira das mulheres. Com uma amostra diversa de 1750 mulheres, os resultados indicam que as variáveis sociodemográficas, interferiram diretamente no modelo desenvolvido de alfabetização financeira. Assim, nem todas as mulheres são igualmente alfabetizadas financeiramente, já que mulheres não brancas, com baixa renda e baixo grau de instrução obtiveram os piores resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kalinca Léia Becker, Universidade Federal de Santa Maria

rofessora no Departamento de Economia e Relações Internacionais, nos Programas de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP (acadêmico), Gestão de Organizações Públicas - PPGOP (profissional) e Economia e Desenvolvimento - PPGE&D da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora (2013) e Mestre (2009) em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo- ESALQ/USP. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Em 2018 participou do programa Fulbright Visiting Scholar na University of Illinois at Urbana-Champaign, Atua principalmente nos seguintes temas: economia social, avaliação de políticas públicas e econometria aplicada.

Taiane Keila Matheis, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e licenciatura pelo Programa Especial de Graduação (PEG) destinado a Formação para a Educação Profissional, na área de Gestão e Negócios pela Universidade Federal de Santa Maria (2022). MBA em Administração e Finanças pelo Centro Universitário Internacional (2012), Pós Graduação em Gestão Pública com Ênfase em Licitações e Contratos pela Universidade de Araraquara (2020), Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (2022). Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. 

Ana Carolina Constante Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do oitavo semestre do curso Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é bolsista de iniciação científica pela FAPERGS. Tem experiência com extensão pelo Geoparque Caçapava Aspirante Unesco. Cursa inglês.

Downloads

Publicado

2024-10-20

Edição

Seção

ARTIGOS