CORPO-RUPTURA, AUTOETNOGRAFIA E DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA NAS VIVÊNCIAS DE UMA SUJEITA TRANS-TRAVESTI NA ACADEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rg.v25i2.65592

Palavras-chave:

Pessoas Transgênero; Estudos de Gênero; Cisnormatividade

Resumo

Por meio de uma autoetnografia conduzida pela primeira autora, este artigo investiga como a cisgeneridade opera como estrutura normativa que perpetua violências cisgêneras nas trajetórias acadêmicas de pessoas trans-travestis. Ancorado no transfeminismo e na desobediência epistêmica, articula vivências pessoais à crítica de hierarquias de saber, promovendo pluralidade e insurgência epistemológica. Entre os resultados destacam-se a desnaturalização das violências cisgêneras, nomeadas “cislenciamento”, e a proposição de uma epistemologia insurgente que utiliza a autoetnografia como ferramenta de transformação política, desafiando estruturas excludentes e reafirmando a importância de epistemologias transfeministas e decoloniais na produção de conhecimento acadêmico e social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dandara Camélia da Silva Domingues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutoranda em Psicologia Clínica pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestra em Ciências do Envelhecimento pelo Progrma de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu (PGCE/USJT). Cientista Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Psicóloga pela USJT. Pesquisadora do LESSEX - Laboratório de Estudos em Saúde e Sexualidade da PUC/SP. 

  • Edna Maria Severino Peters Kahhale, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

    Mestra e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP); Psicóloga pela Pontifiícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Docente da graduação em psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Pontifiícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Coordenadora do LESSEX - Laboratório de Estudos em Saúde e Sexualidade do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC/SP. 

Downloads

Publicado

14-05-2025

Edição

Seção

ARTIGOS