COMPARAÇÃO TRANSCULTURAL DOS FATORES SOCIAIS NOS CUIDADOS FILIAIS A IDOSOS DEPENDENTES

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Ana Carolina Cerqueira Medrado Universidade de Brasília
  • Valeska Zanello Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22409/3fw2j276

Resumo

Trata-se de uma revisão de literatura que discute a produção científica sobre o cuidado prestado pelas/os filhas/os aos pais idosos dependentes, enfatizando as questões culturais, de raça, gênero e classe social. Consultaram-se as bases Portal de Periódicos da Capes, Web of Science e Scopus. Adotando as estratégias de busca, foram selecionados 19 artigos, de diversos países, evidenciando especificidades culturais em relação ao tema. Entretanto, em todos as culturas, quem cuida dos idosos são as mulheres. Os estudos demonstraram que a participação do Estado é crucial para construção de sociedades mais equitativas entre os sexos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Cerqueira Medrado, Universidade de Brasília

    Ana Carolina Cerqueira Medrado; Doutora em Psicologia – Universidade Federal da Bahia; pós-doutoranda – Universidade de Brasília; E-mail: accm100@yahoo.com.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0266-9360. Bolsista de Pós-Doutorado do CNPq.

  • Valeska Zanello, Universidade de Brasília
    Doutora em Psicologia - Universidade de Brasília; Professora Associada - Universidade de Brasília; E-mail: valeskazanello@uol.com

Downloads

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

ARTIGOS