Sobre a Revista

O nome da revista homenageia a nação indígena goitacá, povo originário do grupo linguístico macro-jê, composto por grupos distribuídos pelos territórios que hoje correspondem ao Estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A etnia goitacá foi extinta no século XIX.

O nome Goitacá, dado à revista do Departamento de Serviço Social de Campos, é uma forma de homenagear esse grupo étnico originário que habitou a área que hoje é a cidade de Campos dos Goytacazes.  Em sua essência é uma conexão com as raízes históricas da cidade, com os valores culturais e humanos dos povos originários que habitavam o território.

Importa ressaltar que a Revista Goitacá tem como propósito valorizar a produção do conhecimento e de pesquisas da área de Serviço Social, tendo o objetivo de publicar produções científicas atuais e relevantes relacionadas ao Serviço Social, abrangendo temáticas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

Foco e escopo 

A Revista Goitacá é uma publicação semestral do Departamento de Serviço Social de Campos, da Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, cujo objetivo é criar um espaço de análise, discussão e reflexão na área de Serviço Social e afins, constituindo um espaço rico e acervo de informações, análises, fontes teóricas, debates, pesquisas e experiências.

Políticas de Seção

Artigos temáticos e temas livres: Trata de trabalho científico original e inédito, resultado de pesquisas de natureza empírica ou teórica, bem como, análises e avaliações de tendências teórico-metodológicas e conceituais, redigido em Português, Espanhol ou Inglês. Artigo deve ter no mínimo 12 laudas e, no máximo, 20 laudas, com 25 linhas, incluindo tabelas, ilustrações e referências.

Relato de experiência: apresenta estudo, relato ou descrição de caso com análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo evidência metodológica apropriada. O artigo deve apresentar, entre 5 e 10 laudas, incluindo tabelas, ilustrações e referências.

Entrevista: Discussão com convidados relacionando com um artigo específico ou um número do periódico, com, no máximo 5 laudas.

Resenha de livro: Apresentação e crítica de livro orientando o leitor quanto às suas características e usos potenciais; constituindo um resumo comentado, com opiniões que possam dar uma visão geral da obra. Mínimo de 3 e máximo, de 5 laudas.

Processo de avaliação pelos pares

Os manuscritos submetidos à publicação serão enviados a parecerista ad hoc, após avaliação do Comitê Editorial, observando: adequação à política editorial da Revista Goitacá, forma de apresentação e às regras da revista.

Os pareceristas ad hoc arbitrarão sobre a conveniência, ou não, de sua aceitação e poderão sugerir ao(s) autor(es), a(s) autora(s) reformulações, ou adaptações às normas editoriais. A decisão final sobre a publicação dos trabalhos recebidos será do Conselho Editorial, com base na linha editorial da revista.

Os critérios da Revista Goitacá para aceitação de manuscrito incluem: originalidade, validade dos dados, rigor, clareza e precisão quanto à produção científica, à redação, ao conteúdo e a contribuição para a área do Serviço Social. Os manuscritos serão avaliados por dois pareceristas ad hoc externos que farão comentários pontuais e gerais quanto à qualidade cientifica do texto e arbitrarão sobre aceitação, reformulações e/ou rejeição.

Durante a análise serão verificados rigor, clareza e precisão quanto à produção científica, à redação, à descrição metodológica, ao conteúdo e à probidade ético-teórica. As eventuais modificações de estrutura e conteúdo serão encaminhadas aos autores.

Os Editores e o Comitê Editorial, de posse das análises dos pareceristas, tomarão a decisão final com base no programa editorial da Revista Goitacá. Em caso de discrepância entre os pareceristas ad hoc, poderá solicitar um terceiro parecer. Os Editores encaminharão a decisão final ao autor responsável, via Plataforma do Portal de Períodicos.

A Comitê Editorial assegura o anonimato para o(s) autor(es) no processo de avaliação, como também aos avaliadores o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações. Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após sua avaliação e aceitação final.

Peridiocidade

Periódico científico temático, semestral (dois números ao ano). 

Política de acesso livre

A Revista Goitacá oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o acesso à pesquisa e ao conhecimento científico para possibilitar um maior intercâmbio e democratização do conhecimento. 

Ética em pesquisa e boas práticas de publicação

Autoria: os autores são titulares originários e serão responsáveis pela originalidade e autoria de sua criação, não sendo a Comitê Editorial responsabilizada ou penalizada, civil ou criminalmente, por eventual plágio ou conteúdo inadequado.

Ineditismo dos originais: ao submeter o manuscrito, os autores declaram que o trabalho não foi previamente publicado nem está em análise por outra revista.

- Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

Correção de erros e retratação: os autores devem se comprometer com a Revista Goitacá, entregando o manuscrito com linguagem adequada e apta à publicação.

Sigilo: o manuscrito enviado para avaliação é um documento e será protegido de qualquer forma de exploração.

Todos os trabalhos resultantes de pesquisa ou relato de experiência, que envolverem sujeitos humanos, terão sua publicação condicionada ao cumprimento dos princípios éticos, que deverá ser claramente descrito no manuscrito.

A Revista Goitacá preocupa-se com a Integridade em Pesquisa, Ética na Ciência e em Publicações; por isso, recomenda aos autores, pareceristas e editores, o estudo dos seguintes documentos de diretrizes básicas para a integridade da atividade científica e publicações:

  1. Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP, 2014 (http://www.fapesp.br/boaspraticas/);
  2. Diretivas para a Integridade da Pesquisa do CNPq, 2011 (http://cnpq.br/diretrizes);
  3. Documento de Cooperação entre Instituições de Pesquisa e Periódicos em Casos de Integridade em Pesquisa: Orientação do Comitê [Internacional] de Ética em Publicações - COPE (http://publicationethics.org/);
  4. Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510, de 07 de abril de 2016 - Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf);
  5. As diretrizes relacionadas em (https://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf);
  6. Parecer do Comitê de Ética do Sistema CEP/CONEP. 

Política Anti-plágio

A Revista Goitacá se reserva ao direito de utilizar o software CopySpider na análise de submissões de forma rotineira para detecção de plágio.

A Revista segue as normas internacionais relativas aos trabalhos plagiados. Rejeita, em absoluto, todas as formas de plágio e só publica artigos com a garantia, por parte dos autores, da originalidade dos seus trabalhos.

Os editores estarão atentos aos processos de autoplágio e farão, sempre que julguem oportuno, recomendações aos autores.

No caso de algum autor apresentar à Revista um arquivo parcial ou totalmente plagiado, será negado, de modo definitivo, a possibilidade de publicação. Esta diretiva será, obrigatoriamente, transmitida aos autores e a eles será garantido o direito de resposta.

Nossas redes sociais