Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaro que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra.
  • Declaro que registrei agências de fomento, quaisquer ligações ou acordos de financiamento e apoios institucionais, quando foi o caso para o desenvolvimento da pesquisa e do manuscrito e que possam ter interesse na publicação desse artigo.
  • Os autores reconhecem que na sua obra não há plágios, fabricação de pesquisa, nem falsificação ou manipulação de dados.
  • Declaro que o texto é original e certifico que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Goitacá.
  • O manuscrito está rigorosamente revisado, conforme as normas gramaticais vigentes.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • Declaro ter ciência que durante a edição o manuscrito será adaptado ao projeto e formato editorial da Revista Goitacá.
  • Declaro conhecer que os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Que a Revista Goitacá adota a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Doc e Docx. O texto está no template da revista e segue todas as indicações do mesmo.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, do texto e da opção propriedades no Word (ou no software utilizado), garantindo desta forma o critério de sigilo da revista conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  • Todos os coautores concordam que esta é a versão final do documento assim como na sua submissão para avaliação e possível publicação nesta revista.
  • O texto não ultrapassa o limite de 3 (três) membros (autor e co-autores).

Diretrizes para Autores

1 - Os trabalhos submetidos à publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas.

2 - A Revista Goitacá, em cada fascículo, prioriza a publicação de artigos de pesquisa científica e/ou ensaios relevantes para a área temática;

3 - A autoria atribui crédito e implica em responsabilidade pelo conteúdo publicado. Assim, as opiniões e os conceitos emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade da autoria, não refletindo necessariamente a posição da Comissão Editorial.

4 - A Revista Goitacá não publica trabalhos de mesma autoria ou coautoria num intervalo inferior a 24 meses.

5 - A Revista Goitacá publica trabalhos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês.

6 - A Revista Goitacá não remunera autores/autoras que tenham seus trabalhos nela publicados.

7 - A única ferramenta disponível para o envio de artigos e outros manuscritos é pela plataforma do Portal de Periódicos, para isso basta acessar o site da Revista: https://periodicos.uff.br/revistagoitaca e clicar em cadastrar (para novo autor na plataforma) ou acesso (caso tenha cadastro em alguma das revistas do Portal).

9 - O encaminhamento de trabalhos à Revista implicará na aceitação por parte da autoria das normas aqui expressas.

10- Artigos submetidos por estudantes de pós-graduação (Mestrado e/ou Doutorado) somente serão aceitos se escritos em co-autoria com o(a) Orientador(a), conforme sugere a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

11 - Artigos submetidos por estudantes de graduação somente serão aceitos se escritos em co-autoria com o(a) Orientador(a).

12- Será aceita apenas 01 (uma) submissão por autor e respectivo(s) co-autor(es) para “avaliação por pares”. Enquanto o texto estiver sendo avaliado não serão aceitas outras submissões do mesmo autor ou co-autor(es).

Políticas de Seção e natureza dos manuscritos

Ética de pesquisa e boas práticas de publicação 

13 - Dois documentos deverão ser obrigatoriamente anexados à plataforma no ato da submissão:

- O ARTIGO - totalmente desprovido de quaisquer elementos que possam identificar o autor (conforme informações abaixo).

- A FOLHA DE ROSTO - deve ser enviada em arquivo separado do artigo e conter os dados de identificação do(s) autor(es): nome, créditos profissionais, titulação atualizada, ORCID caso o autor possua, endereço de e-mail e endereço de correspondência.

Citações e referências

Devem ser feitas com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. As citações devem ser incluídas utilizando o sistema autor/data com base na NBR 10520/2002 e as referências devem utilizar a NBR 6023/2018.

Formatação e extensão

Os/as autores/as devem submeter o artigo ou ensaio na formatação indicada no respectivo template, com o mínimo de 12 páginas e um máximo de 20 páginas.

No caso da submissão de resenha, deve utilizar a formatação indicada no respectivo template, com um máximo de 05 páginas.

Os arquivos devem ter o formato Doc e/ou Docx.

O documento não deve apresentar nenhum comentário ou dado que possa identificar aos autores no manuscrito.

Forma e preparação dos manuscritos

Templates

 Clique no tipo de trabalho que pretende submeter na Goitacá para fazer o download do respectivo template:

https://docs.google.com/document/d/1MleJxRdzImMlRAJ7OnvNd-MS93kXp_4R/edit?usp=sharing&ouid=107820616167005428706&rtpof=true&sd=true

https://docs.google.com/document/d/1_b60zteN-3ht-0tVRZSToIKRKds3XxiS/edit?usp=sharing&ouid=107820616167005428706&rtpof=true&sd=true

https://docs.google.com/document/d/1zubNF8DdKTn9vevZt6XYWxXtwnYUux2T/edit?usp=sharing&ouid=107820616167005428706&rtpof=true&sd=true

 

Artigos e Temas Livres

Trata de trabalho científico original e inédito, resultado de pesquisas de natureza empírica ou teórica, bem como, análises e avaliações de tendências teórico-metodológicas e conceituais, redigido em Português, Espanhol ou Inglês. Artigo deve ter no mínimo 12 laudas e, no máximo, 20 laudas, com 25 linhas, incluindo tabelas, ilustrações e referências.

Relato de experiência

apresenta estudo, relato ou descrição de caso com análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo evidência metodológica apropriada. O artigo deve apresentar, entre 5 e 10 laudas, incluindo tabelas, ilustrações e referências.

Entrevista

Discussão com convidados relacionando com um artigo específico ou um número do periódico, com, no máximo 5 laudas.

Resenha de livro

Apresentação e crítica de livro orientando o leitor quanto às suas características e usos potenciais; constituindo um resumo comentado, com opiniões que possam dar uma visão geral da obra. Mínimo de três e máximo de cinco laudas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.