FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL: A CONCEPÇÃO MATERIALISTA DE HISTÓRIA
a materialistic conception of history
Resumo
Ao considerar a articulação entre formação e exercício profissional, o propósito do presente artigo é debater os fundamentos do Serviço Social – notadamente, a concepção de história. Para tal, debruçamo-nos sobre as Diretrizes Curriculares da ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social), datadas de 1996, mais detidamente, sobre a sua concepção de história. No transcorrer das contribuições para o debate trazidas no artigo, refletimos sobre a importância da apreensão da lógica dos núcleos que fundamentam a formação profissional, com destaque para a sua vertente de história, bem como também analisamos a eventual lacuna na apreensão da dinâmica dos fundamentos norteadores do Serviço Social. Nas proposições finais, compreendemos que a apreensão da concepção materialista de história presente nos fundamentos do Serviço Social é aporte essencial para a intervenção de assistentes sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte, inserido um link para a Licença Creative Commons e indicado se mudanças foram feitas. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).