PÓS-GRADUAÇÃO, INTERSECCIONALIDADE E EQUIDADE
UM RESGATE HISTÓRICO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS DO LOCAL AO GLOBAL
Palavras-chave:
ação afirmativa, cotas, educação, trabalhoResumo
Neste artigo, resgatei parte da revisão bibliográfica acerca da trajetória da política de ação afirmativa e a relação entre educação e mundo do trabalho, desenvolvida para construção da tese de doutorado em Políticas Sociais na Universidade Estadual do Norte-Fluminense Darcy Ribeiro. Dividido em duas seções, o texto busca observar, sob a ótica transnacional, o surgimento das ações afirmativas e a forma como elas passam a ocupar espaço no cenário político mundial no período após a Segunda Guerra, sobretudo nos anos 1990, a partir dos processos de reestruturação dos Estados nacionais em prol das novas orientações de produção e reprodução do sistema capitalista em escala regional e global. Destacamos que, na América Latina, a ideia de ação afirmativa esteve ligada às demandas dos segmentos das populações vulneráveis. Embora as ações afirmativas tenham ganhado visibilidade a partir de sua defesa por grupos denominados como “minorias”, tendo como lócus privilegiado a educação superior, o resgate histórico sobre a estrutura das políticas de ação afirmativa mostra que estas surgiram no mundo do trabalho. A investigação sobre as políticas de ação afirmativa na América Latina e no Caribe, sobretudo nas análises comparadas entre as políticas do Brasil e de outros países latino-americanos, revela como característica central das políticas de ação afirmativa a defesa do multiculturalismo, da justiça distributiva e da equitativa, em especial pelo recorte das cotas na política de educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte, inserido um link para a Licença Creative Commons e indicado se mudanças foram feitas. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).