Movimento estudantil, universidade pública e neoliberalismo: reflexões de um ex-militante municipal

Autores/as

  • George Gomes Coutinho Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0002-4169-6353

Resumen

Este ensaio irá abordar o movimento estudantil enquanto movimento social tendo por ponto de partida o trabalho de conclusão da graduação em Serviço Social na UFF-Campos elaborado por mim nos anos de 2002/2003. Reunindo memória pessoal e política, o que inclui análise profissional posterior e dados factuais, pretendo apresentar, nesta síntese rediviva e crítica elaborada quase duas décadas depois, reflexões sobre a formação política, um dos trunfos do movimento estudantil, e o enfrentamento micro dos tentáculos educacionais do neoliberalismo. Meu argumento irá advogar, além da criação de fatos políticos promovidos pelo movimento, em prol da imaginação política enquanto possível consequência importante da socialização oriunda do movimento estudantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

George Gomes Coutinho, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Serviço Social, UFF. Bacharel em Ciências Sociais, UENF. Mestre em Políticas Sociais, UENF. Doutor em Ciência Política, PPGCP, UFF/Niterói. Prof. Adjunto II de Ciência Política no Departamento de Ciências Sociais da UFF/Campos dos Goytacazes.

##submission.downloads##

Publicado

2022-06-14