Sobre a Revista
ISSN 2359-3296
Foco e Escopo
Movimento - revista de educação é um periódico eletrônico, de acesso livre, gratuita e multilíngue, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Dirigida a pesquisadores, a docentes e a outros profissionais da educação e a discentes (graduandos e pós-graduandos), da grande área das ciências humanas e da área da educação, a Movimento-revista de educação tem na pluralidade de perspectivas teóricas e na interdisciplinaridade um de seus pilares.
Com edição trimestral (a partir de 2021), Movimento-revista de educação tem como objetivo publicar manuscritos que, pelo seu rigor teórico e metodológico, contribuam para a difusão do conhecimento crítico na área da educação e para o avanço da pesquisa educacional, suscitando novas questões e estimulando a atuação dos educadores.
Em conformidade com a política editorial, recebe manuscritos em fluxo contínuo podendo estrutura-se em cinco seções: (i) Dossiê Temático; (ii) Entrevista; (iii) Documento; (iv) Resenha; (v) Artigo de fluxo contínuo. Também pode apresentar uma estrutura que não venha a incorporar o Dosiê Temático.
Movimento-revista de educação aceita manuscritos originais em português, espanhol, inglês, francês e italiano. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, depois de aprovado, ele deverá ser acompanhado da versão em português. e vice-versa.
Se a pesquisa que deu origem ao manuscrito envolveu seres humanos, é necessário declarar que as abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica em Ciências Humanas.
O número de autores, por manuscrito, não deve ultrapassar a 3 (três).
Os autores devem ser mestres ou doutores.
Aceitam-se manuscritos produzidos por graduados e por estudantes (graduandos e pós-graduandos) desde que sejam submetidos em coautoria com o professor-orientador portador do título de mestre ou doutor.
A Comissão Editorial reserva-se o direito de aceitar ou não os trabalhos a ela enviados e, eventualmente, sugerir modificações ao(s) autor(es), a fim de adequar os textos à publicação.
Processo de Avaliação pelos Pares
A seleção de trabalhos para publicação toma como referência a relevância da temática, a pertinência à política editorial, o rigor na abordagem teórica, na metodologia e na argumentação, bem como a correção e a clareza na construção do texto.
Os editores, além de submeterem o manuscrito ao verificador de plágio, realizarão uma avaliação prévia dos trabalhos, consoante às Diretrizes para Autores, antes de serem encaminhados aos pareceristas.
O processo de avaliação adotado é o duplo-cego, estando a publicação condicionada a dois pareceres emitidos por avaliadores ad hoc. Em caso de divergências, será solicitado um terceiro parecer. Os casos omissos serão avaliados e decididos pelos Editores.
Os avaliadores são externos e alheios à equipe editorial e à Universidade Federal Fluminense e são selecionados éla Plataforma Buscador de Avaliadores (http://plataformaperiodico.com.br/buscadoravaliadores e http://www.webpack.com.br:8082/PlataformaPeriodico/)
Se aceito para publicação, o trabalho será submetido a uma verificação de linguagem e, em seguida, encaminhado ao autor com as sugestões de alterações. Após ser devolvido pelo autor, no prazo estipulado, o trabalho entra em processo de diagramação e de publicação.
Devido ao caráter multilíngue da Movimento-Revista de Educação, o autor, tendo seu manuscrito aceito para a publicação, deverá providenciar e incluir obrigatoriamente, no sistema, a versão em outro idioma que não o original da submissão.
Periodicidade
No ano de 2021, a Movimento-revista de educação passará a publicação trimestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Ética Científica
Considerando as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que tem o compromisso apoiar a formação de uma cultura ética em torno de publicações acadêmico-científicas e a identificação de plágio, de fraudes e de possíveis transgressões de ordem ética, a Movimento-Revista de Educação tem como prática proceder à varredura dos manuscritos para detectar possíveis plágios, antes de serem encaminhados para a avaliação duplo-cega.
De modo geral, o plágio caracteriza-se como violação dos direitos autorais de outrem. No âmbito acadêmico, considera-se plágio a apropriação indevida de produção técnica, científico-humanístico-tecnológica e cultural do conhecimento. No Brasil, sua abordagem está presente em diversos instrumentos legais, quais sejam, a Constituição Federal, a Lei nº 9.609/98, que dispõe sobre programas de computador, a Lei nº 9.610/98, que versa sobre os Direitos Autorais, entre outros.
A Movimento-Revista de Educação ao desaprovar qualquer forma de plágio, enfatiza a responsabilidade do autor na garantia da originalidade do seu trabalho acadêmico. Também deixa clara a sua decisão editorial de, caso o plágio seja detectado, rejeitar peremptoriamente o manuscrito.
Para mais informações, orienta-se os autores a visitar o portal do COPE http://publicationethics.org .
Sponsors /Fontes de Apoio
- Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
- Faculdade de Educação da UFF
- Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF
Indexadores
DIADORIM DOAJ LATINDEX
ERIHPLUS IRESIE REDIB
EDUBASE LIVRE LATINREV
OASIS IBICT SUMÁRIOS
PORTAL PERIÓDICOS CAPES
INEP-BIBLIOTECA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO (BBE)
GOOGLE SCHOLAR
Histórico do periódico
A Movimento - Revista de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense tem sua origem no Boletim Informativo publicado em maio de 1970. O Boletim visava a informar e a integrar professores, estudantes e pessoal administrativo em torno das mudanças estruturais e técnico-pedagógicas decorrentes da Reforma Universitária do ano de 1968. A sua ampla aceitação e repercussão, na comunidade acadêmica, motivaram a criação da Revista da Faculdade de Educação em 1971. Organizada por professores que atuavam na Graduação majoritariamente, a Revista tinha por objetivo dar continuidade ao Boletim por seu caráter também informativo.
É também na década de 1970 que se implanta e implementa o Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF-Mestrado, o qual modifica, paulatinamente, o caráter da Revista da Faculdade de Educação na perspectiva de um periódico acadêmico-científico. Agora o periódico passa não apenas a expor e a discutir questões relativas à área educacional, mas também a contribuir para a formação de mentalidade esclarecida em matéria de educação e a divulgar assuntos que concorressem para a renovação científica do trabalho pedagógico e das atividades desenvolvidas pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Entretanto, somente no segundo semestre de 1982, a Pós-Graduação em Educação integrou-se à produção da Revista da Faculdade, tendo como objetivo “divulgar a parte inédita da produção científica dos professores do Curso de Mestrado”.
De cunho monográfico e distribuição gratuita, a Revista contou, desde a sua gênese até o ano de 2009, com o apoio da Editora da UFF (EdUFF) para a sua impressão e para a sua encadernação. Com a criação do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) pela CAPES no ano de 1995, a Revista da Faculdade de Educação, reconhecida pela contribuição científico-acadêmica, beneficia-se dos recursos financeiros que eram repassados às Universidades e às outras instituições de ensino superior para a edição, para a impressão e para a publicação de periódicos em suporte de papel.
No mesmo ano de 2000, quando a CAPES cria o Portal de Periódicos (http://www.periodicos.capes.gov.br/ ) e aprova o Regulamento do PAAP e as Normas para Uso das Publicações Eletrônicas, a Revista da Faculdade de Educação altera o seu nome para Movimento-revista de educação da faculdade de educação da universidade federal fluminense e, a partir do ano de 2014, passa a ser uma publicação exclusivamente eletrônica.
Desde então, o Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, por meio do seu Colegiado, reconhece a Movimento - revista de educação da Faculdade de educação como um periódico orgânico do Programa devido à sua trajetória institucional que se diferencia dos demais periódicos, no âmbito da FEUFF, os quais se originaram e se desenvolveram segundo as especificidades dos grupos de pesquisa e dos núcleos de estudo.
Nessa perspectiva, a nomenclatura da Revista é modificada para Movimento-revista de educação do programa de pós-graduação e da faculdade de educação da universidade federal fluminense, segundo a política editorial da Capes, a qual tem no Qualis Capes um instrumento para a estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.
A partir de 2014, com a regulamentação do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), o qual tem como objetivo financiar as atividades dos cursos de pós-graduação, de modo a proporcionar melhores condições para a formação de pessoal qualificado, o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, por meio do seu Colegiado, passa a destinar parte dos seus recursos de custeio (fonte PROAP) à editoria da Movimento-revista de educação como reconhecimento da sua pluralidade e da sua interdisciplinaridade institucional.
Dirigida a pesquisadores, a docentes e a outros profissionais da educação e a discentes (graduandos e pós-graduandos), da grande área das ciências humanas e da educação, a Movimento-revista de educação do programa de pós-graduação em educação e da faculdade de educação da universidade federal fluminense tem na pluralidade de perspectivas teóricas e na interdisciplinaridade um dos seus pilares.
A Movimento-revista de educação vem passando por mudanças significativas em sua história, particularmente no que diz respeito à sua periodicidade. Neste ano de 2020, passou a publicação quadrimestral e solidificou o seu reconhecimento sócio-político e institucional em níveis nacional e regional, estreitando os laços acadêmico-científicos com renomados docentes do Brasil e da América Latina. Os resultados históricos desta trajetória, de intenso e comprometido trabalho coletivo, na busca da socialização do conhecimento, se desdobram na publicação de quatro dossiês a serem publicados no próximo ano.
A partir de 2021, a Movimento-revista de educação terá sua periodicidade modificada para trimestral.
ISSN 2359-3296