NHEMBO’É MBORAÍ: ensinamentos cosmo-sônicos Guarani na interdisciplina Encontro de Saberes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v7i13.40977

Palavras-chave:

Encontro de Saberes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiências interepistêmicas. Vherá Poty Benites da Silva. Cosmo-sônica.

Resumo

A atuação de Vherá Poty na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como intelectual guarani vem ocorrendo há mais de 10 anos, por meio de cursos de extensão da cultura e língua guarani mbyá, projetos de pesquisa colaborativos em educação, antropologia e etnomusicologia, produção de materiais audiovisuais e exposições fotográficas, entre outros. Este artigo objetiva compartilhar efeitos e sentidos provocados pela participação de Vherá Poty em 2017 na interdisciplina Encontro de Saberes, que, desde 2016, na UFRGS, propõe a docência compartilhada entre os professores da universidade e os mestres dos Saberes Tradicionais e Populares. Planejada originalmente na Universidade de Brasília (UnB) em 2010, a Encontro de Saberes marca o enfrentamento do racismo estrutural na constituição histórica da universidade brasileira, através de experiências interepistêmicas que não separam reflexão e intervenção. Na UFRGS, Vherá Poty desenvolveu atividades no módulo sobre Plantas e Espírito, provocando uma reflexão profunda nos estudantes e nos professores sobre emoções, memórias, parentesco, identidade, saúde e música na perspectiva de uma cosmo-sônica mbyá (STEIN; SILVA, 2014). Assim como nas participações dos demais mestres, as experiências partilhadas remetem aos saberes afro-pindorâmicos definidos pelo intelectual quilombola Antônio Bispo dos Santos (2015) a partir da territorialidade.


NHEMBO’É MBORAÍ: Guarani cosmosonic teachings in the interdiscipline Encontro de Saberes

ABSTRACT

Vherá Poty's work at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) as a Guarani intellectual has been taking place for over 10 years, through university extension courses of Guarani Mbyá culture and language, collaborative research projects in education, anthropology and ethnomusicology, production of audio-visual materials and photographic exhibitions. This article aims at sharing effects and meanings resulted from Vherá Poty’s presence in 2017 in the interdisciplinary Encontro de Saberes, which since 2016 at UFRGS proposes teaching shared between professors from universities and Masters of Traditional and Popular Knowledge belonging to indigenous and black matrices. Originally planned at the University of Brasília (UnB) in 2010, Encontro de Saberes marks the confrontation of structural racism in the historical constitution of the university through inter-epistemic experiences that do not separate reflection and intervention. At UFRGS Vherá Poty developed activities in the module on Plants and Spirit, causing a deep reflection in students and teachers about emotions, memories, kinship, identity, health and music, in the perspective of a Mbyá cosmosonic (STEIN; SILVA, 2014). As in the participation of the other Masters, the shared experiences refer to the Afropindoramic knowledge defined by the quilombola intellectual Antônio Bispo dos Santos (2015) based on territoriality.

Keywords: Encontro de Saberes. Federal University of Rio Grande do Sul. Vherá Poty Benites da Silva. Interepistemic experiences. Cosmosonic.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Rumi Regina Kubo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Biológicas (1989) e em Artes Plásticas (2000), mestrado em Botânica (1997) e doutorado em Antropologia Social (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua junto ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e integra os grupos Desma (Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica), Navisual (Núcleo de Antropologia Visual) e Nesan (Núcleo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional). Tem atuado abordando os seguintes temas: desenvolvimento rural e sustentabilidade, etnobotânica e etnoecologia, práticas sociais relacionados aos recursos naturais e antropologia da imagem.

Marília Raquel Albornoz Stein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunta do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2011. Possui doutorado em Etnomusicologia pelo PPGMUS/UFRGS e participa do Grupo de Estudos Musicais (GEM/PPGMUS), coletivo interdisciplinar em Etnomusicologia/Antropologia. Atua na área de Etnomusicologia colaborativa, com formação de professores, projetos sociais e escutas, reflexões e registros de práticas sonoro-performativas tradicionais indígenas e afro-brasileiros. Faz parte do grupo de docentes da interdisciplina Encontro de Saberes.

Ana Lucia Liberato Tettamanzy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado (1993) e Doutorado (1999) em Letras - Área Literatura Brasileira pela mesma Universidade. É professora do Instituto de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em ensino e pesquisa em Literatura Brasileira, Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas, Literaturas Populares e Literaturas Ameríndias, com ênfase em narrativa oral, interculturalidade, pós-colonialismo, decolonialidade, poéticas da voz. Participa desde a criação da disciplina Encontro de Saberes/UFRGS (2016), em que Mestres e Mestras de matrizes negras e indígenas conduzem prática interepistêmica e colaborativa.

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VHERÁ POTY. Texto de abertura da Exposição de fotografia Os Guaranis Mbyá. Porto Alegre, Museu da UFRGS, set. a nov. 2015.

VHERÁ POTY; CHRISTIDIS, Danilo. Os Guarani Mbyá. Porto Alegre: Wences Design Criativo, 2015.

Publicado

2020-08-07

Como Citar

Kubo, R. R., Stein, M. R. A., Tettamanzy, A. L. L., & Silva, V. P. B. da. (2020). NHEMBO’É MBORAÍ: ensinamentos cosmo-sônicos Guarani na interdisciplina Encontro de Saberes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Movimento-Revista De educação , 7(13). https://doi.org/10.22409/mov.v7i13.40977