Juventude, exclusão e educação
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i01.188Resumo
Este trabalho é fruto de entrevistas coletivas realizadas com jovens entre 15 e 22 anos de idade, participantes de cursos de educação de jovens e adultos (supletivo e regular noturno) das redes públicas de ensino das cidades do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. Trata-se de jovens excluídos do ensino fundamental na idade própria e que vivem em situação de pobreza. A partir de um estudo que pretendia avaliar a participação desses jovens em cursos de capacitação profissional do programa Comunidade Solidária, buscou-se conhecer um pouco mais essa juventude 0 ou, como alerta Marília Spósito, “essas juventudes” – e como transitam numa sociedade marcada por diversas formas de exclusão, e as estratégias por meio das quais circulam numa sociedade em rápida transformação. Nesse quadro, a busca de novas alternativas educacionais relacionadas aos campos da educação, cultura e do trabalho, que atentem à especificidade desses grupos, torna-se fundamental.
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