As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i03.75Resumo
O artigo apresenta uma problematização das conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente, analisando quatro focos centrais da questão. O primeiro aponta e examina a incompatibilidade política entre as estratégias profissionais e as ocupações povoadas pelas mulheres. O segundo discute as controvérsias sobre a adoção do profissionalismo como uma opção compatível com a participação democrática do magistério nas decisões sobre a educação pública das duas últimas décadas. O terceiro chama a atenção para as consequências da adoção do termo educador no debate político do movimento docente da década de 1980. Finalmente, no quarto e quinto itens, problematizando-se as relações entre discurso e poder são discutidas as implicações do profissionalismo e da tradição científica na formação universitária para o magistério.
Palavras-chave: trabalho docente; formação de professores; história da educação; política educacional; movimento docente; gênero e educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.