As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente

Autores

  • Marisa Costa

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i03.75

Resumo

O artigo apresenta uma problematização das conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente, analisando quatro focos centrais da questão. O primeiro aponta e examina a incompatibilidade política entre as estratégias profissionais e as ocupações povoadas pelas mulheres. O segundo discute as controvérsias sobre a adoção do profissionalismo como uma opção compatível com a participação democrática do magistério nas decisões sobre a educação pública das duas últimas décadas. O terceiro chama a atenção para as consequências da adoção do termo educador no debate político do movimento docente da década de 1980. Finalmente, no quarto e quinto itens, problematizando-se as relações entre discurso e poder são discutidas as implicações do profissionalismo e da tradição científica na formação universitária para o magistério.

 

Palavras-chave: trabalho docente; formação de professores; história da educação; política educacional; movimento docente; gênero e educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Costa, M. (2013). As completas conexões entre gênero, profissionalismo e formação docente. Movimento-Revista De educação , (03). https://doi.org/10.22409/mov.v0i03.75