RAZÃO E FÉ NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i1.52Resumo
A modernidade foi diagnosticada como um momento em que a cultura ocidental se afastou das religiões transcendentes, e se aproximou de um humanismo laicizado. No entanto, verificamos hoje um momento de exacerbação das religiões, das seitas, das crendices em toda parte. Como pensar este presente? Utilizamos aqui ferramentas conceituais fornecidas pela psicanálise para compreender o ressurgimento da fé nas religiões, sem abrir mão de uma busca de sabedoria laica não humanista para este início do século XXI.
Palavras-chave: filosofia; religião; psicanálise, modernidade.
Modern times were diagnosed as a time when the Western culture stepped away from the transcendent religions, and approached a laicized humanism. However, we live today in times of exacerbation of religions, cults, and beliefs. How do we think of our present? We use here the conceptual tools provided by psychoanalysis to understand the resurgence of faith in religion, without giving up on a search of a non-humanist wisdom for the beginning of this twenty-first century.
Keywords: philosophy; religion; psychoanalysis; modernity.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.