FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA UFSM NAS DECADAS DE 1960-70 E O PROCESSO DE CONVERSÃO DE HISTÓRIA NATURAL PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Carla Vargas Pedroso
  • Sandra Escovedo Selles

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i1.47

Resumo

O presente artigo analisa concepções de Biologia que estavam em disputa no processo de mudança curricular em que o curso de História Natural, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é extinto em 1972 e substituído pelo de Ciências Biológicas. As questões que orientam a pesquisa incluem: Quais pretensões de formação profissional articuladas às concepções de Biologia foram valorizadas e selecionadas no currículo acadêmico nesse processo de mudança curricular? De posse de referenciais da História Nova e da História do Currículo, investiga-se a trajetória do curso de Ciências Biológicas da UFSM como uma construção sócio-histórica, isto é, em conexão com a história das forças sociais que a atravessou e a configurou desta forma, e não de outra. Em suma, a investigação revela que o processo de mudança de História Natural para Ciências Biológicas, na UFSM, não ocorreu apenas em torno da denominação, mas foi também um espaço de disputas e negociações entre distintas concepções de Biologia. Em virtude destas distintas concepções, articuladas e legitimadas por diferentes forças sociais, o curso de Ciências Biológicas da UFSM acabou priorizando a formação do especialista, em detrimento da formação do historiador natural e do professor de Biologia.

Palavras-chave: História do Currículo. Formação de Professores. Ciências Biológicas. História Natural. UFSM.

 

This article  explores concepts of biology that were in dispute in the process of curriculum change of the course of Natural History, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), when it was abolished in 1972 and replaced by the Biological Sciences one. Based on the studies of New History and History of Curriculum the research  investigates the trajectory of UFSM Biological Sciences course  in a socio-historical perspective. In other words, the research highlights the connections with the history of social forces that crossed and configured this way and not another. In short, research shows that the process of change of Natural History to Life Sciences in UFSM was not related  to the name, but it was also an area of disputes and negotiations between different conceptions of Biology. Due to these distinct conceptions, articulated and legitimized by different social forces, the UFSM Biological Sciences course had put emphasis on the specialist preparation at the expenses of the naturalist and the Biology teacher one.

Keywords: Curriculum history. Teacher Training. Biological Sciences. Natural History

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Pedroso, C. V., & Selles, S. E. (2014). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA UFSM NAS DECADAS DE 1960-70 E O PROCESSO DE CONVERSÃO DE HISTÓRIA NATURAL PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Movimento-Revista De educação , (1). https://doi.org/10.22409/mov.v0i1.47

Edição

Seção

Artigo - Fluxo contínuo