Acción socioeducativa y práctica reflexiva: el papel de la investigación

Autores

  • Maria Josefa Martínez

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i06.104

Resumo

O conteúdo deste trabalho está organizado em três partes, tratando de responder a três propósitos que, em minha opinião, são concomitantes: a) Desvelar as desigualdades das relações de poder entre o conhecimento hegemônico, que costuma orientar a pesquisa, e o conhecimento prático, que costuma estar presente nas experiências transformadoras e contrárias à desigualdade social; b) Argumentar sobre a necessidade e importância de nos comprometer com pesquisas educativas de práticas concretas, para compreendê-las em si mesmas e em relação a contextos mais amplos, e para agir segundo suas condições e possibilidades; c) Propor ferramentas coerentes com os princípios anteriores para nos formar como educadores que, com método e rigor, fazem da pesquisa uma prática de melhoria dos processos educativos como processos sociais.

Palavras-chave: formação de educadores; pesquisa; ação sócio-educativa.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Martínez, M. J. (2013). Acción socioeducativa y práctica reflexiva: el papel de la investigación. Movimento-Revista De educação , (06). https://doi.org/10.22409/mov.v0i06.104