Acción socioeducativa y práctica reflexiva: el papel de la investigación
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i06.104Resumo
O conteúdo deste trabalho está organizado em três partes, tratando de responder a três propósitos que, em minha opinião, são concomitantes: a) Desvelar as desigualdades das relações de poder entre o conhecimento hegemônico, que costuma orientar a pesquisa, e o conhecimento prático, que costuma estar presente nas experiências transformadoras e contrárias à desigualdade social; b) Argumentar sobre a necessidade e importância de nos comprometer com pesquisas educativas de práticas concretas, para compreendê-las em si mesmas e em relação a contextos mais amplos, e para agir segundo suas condições e possibilidades; c) Propor ferramentas coerentes com os princípios anteriores para nos formar como educadores que, com método e rigor, fazem da pesquisa uma prática de melhoria dos processos educativos como processos sociais.
Palavras-chave: formação de educadores; pesquisa; ação sócio-educativa.
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