O manejo eficaz do comportamento dos alunos em sala de aula: uma estratégia inclusionista
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i07.114Resumo
O presente texto trata de fragmentos extraídos de um projeto de pesquisa, cujo objetivo foi verificar os efeitos de um programa de terinamento para professores de uma escola especial, detentora do certificado ISSO 9002. Embora não seja usual os professores receberem treinamento específico para lidar com questões disciplinares, essa prática pode ser considerada para fins de inclusão de alunos com transtornos comportamentais. Para fins inclusionistas, o professor deve ter competência para solucionar problemas de comportamento que podem ocorrer em sala de aula. Conforme o autor, o ensino eficaz prescinde de ações disciplinares, sendo que o controle da (in)disciplina deve ser substituído pelo controle instrucional.
Palavras-chave: inclusão; manejo de comportamento; controle instrucional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.