O papel do ensino superior na proposta de uma educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i07.115Resumo
O artigo discute a prática da educação inclusiva no contexto do ensino superior. Levanta-se a contradição entre o que é dito por aqueles que formam futuros profissionais a respeito do que devam fazer enquanto tal uma vez formados, e o que é efetivamente feito por aqueles educadores em termos de sua própria prática pedagógica. O artigo argumenta que a contradição entre discurso e prática no ambiente universitário é por vezes tal que acaba gerando a mesma exclusão teoricamente combatida em termos de discurso pelos próprios docentes. A autora finaliza discutindo alguns dos aspectos em que tais práticas excludentes podem ser verificadas e sugere um repensar, por parte dos docentes, a respeito de seu próprio papel como implementadores de uma educação inclusiva, que por sua vez não deve restringir-se apenas a níveis mais básicos de ensino, mas a toda a educação.
Palavras-chave: inclusão. Formação profissional; docência universitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.