Um recorrido histórico em La formación de professores de educación primaria em México a través de SUS planes de estúdio (1867-1890)
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i08.117Resumo
El texto ES parte de una investigación más amplia relacionada con la participación de los profesores de educación primaria cuando el Estado mexicano promueve y normales a finales del siglo XIX, en un marco de obligatoriedad, laicidad y gratuidad de la educación pública. La reforma sustenta en principios pedagógicos de enseñanza objetiva, y en la organización escolar por grados con grupos de alumnos en edades similares. La redefinición de planes y programas de estudio en las escuelas normales es parte también de esta reforma, y a través de ellos pueden identificarse los campos de formación pedagógica que los formadores de la educación seguían como parte de su ejercicio profesional.
Palabras-clave: profesores; formación; normales.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-18
Como Citar
Bolán, A. (2013). Um recorrido histórico em La formación de professores de educación primaria em México a través de SUS planes de estúdio (1867-1890). Movimento-Revista De educação , (08). https://doi.org/10.22409/mov.v0i08.117
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.