José Martí e a educação em Cuba: comentários sobre ensino e trabalho
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.150Resumo
A necessidade de resolver a questão educacional em Cuba tem levado os governantes e o povo daquele país à luta pela construção de uma educação que atenda às necessidades populares, que prepare a população para enfrentar questões relativas à vida prática, à preparação para o futuro exercício profissional e, sobretudo, à necessidade de construção de seres humanos autônomos e solidários, comprometidos com sua gente e com a humanidade. Estudar esse tema é importante, pois faz-se necessário entender de que maneira os povos têm lutado para construir alternativas que representem leituras de Nossa América feitas a partir do repertório de conhecimentos e necessidades postos pela vida social real. Nesse conjunto de preocupações, cresce em destaque o papel da educação como lócus de construção política, humana, utópica...
Palavras-chave: educação; José Martí; Cuba; relação ensino-trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.