Los organismos internacionales y la modernización de la educación superior en América Latina
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.149Resumo
Este trabalho reflete acerca das políticas mundiais de modernização da educação superior impulsionadas na América Latina na década de 1990 por meio dos programas de assistência técnica e financeira dos organismos internacionais. A importância desta reflexão está em interrogarmos sobre os fundamentos e o contexto geopolítico de tais políticas, sobretudo a respeito das noções de avaliação de qualidade educativa que são a base das reformas administrativo-acadêmicas de nossas instituições. O propósito é o de contribuir com o debate necessário sobre os rumos que vêm sendo traçados nas instituições de educação superior dos países latino-americanos no tocante às políticas globais e governamentais de modernização educativa que fazem parte orgânica da globalização neoliberal em curso
Palavras-chave: educação superior; América Latina; modernização; políticas neoliberais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.