Experiências escolares dissidentes: interpelações, resistências e transgressões às políticas de reforma educativa argentina dos anos 90

Autores

  • Silvina Fernández

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.145

Resumo

Situando-nos na perspectiva dos protagonistas da Escola Raimundo Peña (Santa Fe, Argentina), neste texto, busca-se compreender os diferentes sentidos e significados colocados em jogo na relação/discussão estabelecida entre experiências escolares dissidentes da cultura pedagógica e escolar hegemônica e alguns dos dispositivos e estratégias implementados a partir da reforma educativa argentina da década de 1990. Tais experiências escolares caracterizam-se por seu caráter fortemente democratizador e, a partir de suas práticas cotidianas, têm interpelado os promotores daquela reforma, questionando o precário senso comum que se gerou como sustentáculo dessas políticas. Abriu-se, assim, um espaço de resistências e transgressões, que não cessa de convocar para a conformação de outras emergências possíveis dentro de um certo campo de práticas educativas.

Palavras-chave: experiências escolares dissidentes; reformas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Fernández, S. (2013). Experiências escolares dissidentes: interpelações, resistências e transgressões às políticas de reforma educativa argentina dos anos 90. Movimento-Revista De educação , (11). https://doi.org/10.22409/mov.v0i11.145