Etnografia, educação e relações raciais
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i12.154Resumo
O artigo discute as contribuições da Antropologia Social (ou Etnologia) que possibilitam seu trânsito em outras disciplinas no sentido de colaborar com o reconhecimento da diferença e a atribuição de sentidos às possibilidades mínimas de interlocução e comunicação inter- e intra-social. O texto mostra que o fazer a etnografia, com sua forma de descrever densamente sociedades a partir de uma experiência empírica direta – o trabalho de campo – é um meio que pode ser eficaz como instrumento de sensibilização dos atores inscritos no processo educativo e que possibilita algo que se pode chamar de “reconhecimento” do outro como portador de uma cultura tão respeitável como qualquer outra e, nesse sentido, produzir um diálogo respeitoso entre os atores participantes do processo.
Palavras-chave: antropologia; diversidade; educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.