A medida de tempo: uma experiência de reorganização curricular

Autores

  • Alexandrina Monteiro
  • Eliane Palermo
  • Maria Ângela Salvadori
  • Maria Vaggione

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.180

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a construção do conceito de tempo a partir de uma experiência realizada com alunos do segundo ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, na qual se buscou destacar as diferenças existentes nas formas de medir o tempo entre diferentes grupos sociais, a fim de elucidar o caráter construtivo e artificial desse conceito. Neste sentido, o trabalho pedagógico aqui analisado optou por s medida de tempo enquanto categoria construída socialmente e, portanto, correspondente a uma representação cultural, a um sistema de significação, a uma forma de atribuição de sentido arbitrário, indeterminado e associado às relações de poder que o constituem. Nosso objetivo nesse texto é indicar as trilhas curriculares criadas para a realização de tal processo.

Palavras-chave: etnomatemática; currículo; medida de tempo.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Monteiro, A., Palermo, E., Salvadori, M. Ângela, & Vaggione, M. (2013). A medida de tempo: uma experiência de reorganização curricular. Movimento-Revista De educação , (14). https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.180

Edição

Seção

Dossiê Temático