A medida de tempo: uma experiência de reorganização curricular
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.180Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a construção do conceito de tempo a partir de uma experiência realizada com alunos do segundo ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, na qual se buscou destacar as diferenças existentes nas formas de medir o tempo entre diferentes grupos sociais, a fim de elucidar o caráter construtivo e artificial desse conceito. Neste sentido, o trabalho pedagógico aqui analisado optou por s medida de tempo enquanto categoria construída socialmente e, portanto, correspondente a uma representação cultural, a um sistema de significação, a uma forma de atribuição de sentido arbitrário, indeterminado e associado às relações de poder que o constituem. Nosso objetivo nesse texto é indicar as trilhas curriculares criadas para a realização de tal processo.
Palavras-chave: etnomatemática; currículo; medida de tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.