A etnomatemática, a matemática e a história na formação do professor de matemática
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.178Resumo
O artigo aborda o tema da formação do professor de matemática sob três enfoques diferentes e complementares. Inicia trazendo o potencial de uma formação na perspectiva Etnomatemática, que leva em conta os saberes dos educandos. Em seguida, são apresentados argumentos a favor de um estudo de história da matemática na formação do professor de matemática. Ao final, discutem-se quais tópicos da Matemática são indispensáveis na formação inicial do professor de matemática.
Palavras-chave: formação de professores de matemática; etnomatemática; história da matemática.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-18
Como Citar
Fantinato, M. C., Dias, A. I., & Rezende, W. (2013). A etnomatemática, a matemática e a história na formação do professor de matemática. Movimento-Revista De educação , (14). https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.178
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.