A educação e os especialismos: um ensaio sobre a formação PSI
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.181Resumo
Este artigo procura contextualizar a formação psi em seu momento histórico, buscando um reposicionamento ante uma formação que, ainda hoje, se encontra atrelada a uma noção de especialismo. Além disso, analisa como a psicologia e a própria educação estão formando profissionais como meros reprodutores de conceitos e técnicas destituídos da história. Ele se conclui apontando para a possibilidade de uma formação psi que, comprometida socialmente, possa priorizar o humano, reiterando no ato de viver o caráter pleno de luta política e o da afirmação de modos singulares de existir.
Palavras-chave: Especialismo; Psicologia; Educação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-18
Como Citar
Nascimento, C., & Dantas, J. (2013). A educação e os especialismos: um ensaio sobre a formação PSI. Movimento-Revista De educação , (14). https://doi.org/10.22409/mov.v0i14.181
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.