Violencia y degradación urbana
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.272Resumo
El punto de partida del artículo es la crítica a los análisis parciales y segmentados acerca de la omnipresencia de la violencia en las ciudades de nuestro tiempo. En ese sentido busca identificar y analizar las formas visibles o veladas que confluyen en una sinergia de eventos y acciones que regularmente no son identificados como causales directos o motivadores de violencia urbana, entre otros la fragmentación, la segregación, la gentrificación, la apropiación especulativa del territorio, la degradación del medio ambiente, la localización forzada en hábitat precarios, la disparidad en el acceso a los servicios de salud y educación, el deterioro del transporte público. Las múltiples determinaciones de la violencia indican la necesidad de replantear el debate acerca, de la forma de apropiación y producción del espacio en el capitalismo tardío, que genera una urbanización cada vez más caótica y agresiva.
Palabras clave: violencia, ciudad, urbanismo, arquitectura, capitalismo tardío.
O artigo parte da crítica às análises parciais e segmentadas sobre a onipresença da violência nas cidades do nosso tempo. Assim, o artigo busca identificar e analisar as formas visíveis ou veladas que confluem em uma sinergia de eventos regularmente não identificados como causadores diretos ou motivadores da violência urbana, sendo, dentre outros, a fragmentação, a segregação, a gentrificação, a apropriação especulativa de terras urbanas, a degradação do meio ambiente, a habitação forçada em moradias precárias, a disparidade no acesso aos serviços de saúde e educação, a deterioração do transporte público. Estas múltiplas determinações da violencia indicam a necessidade de redirecionar o debate sobre a forma de apropriação e produção do espaço no capitalismo tardio, que tem originado uma urbanização cada vez mais caótica e agressiva.
Palavras-chave: violência, cidade, urbanismo, arquitetura, capitalismo tardio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.