Arquitetura da violência: a arquitetura antimendigo como eureca da regeneração urbana

Autores

  • Sonia Maria Taddei Ferraz Universidade Federal Fluminense
  • Julia Silva Benayon
  • Letícia Lyra Acioly
  • Luiz Gustavo Campos Rosadas
  • Paula Ramos C. C. de Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.264

Resumo

As reflexões aqui apresentadas são parte da produção do grupo de pesquisa Arquitetura da Violência e estão particularizadas na análise dos efeitos reais e simbólicos da relação entre as formas atuais de reprodução do capital imobiliário e a multiplicação da arquitetura antimendigo como estratégia de expulsão dos mendigos/sem teto de áreas nobres das cidades globais, durante estratégicos processos de gentrificação e de regeneração urbana.

Palavras-chave: Globalização, Gentrificação, Exclusão

Las reflexiones que aquí se presenta hacen parte de la producción del Grupo de Investigación Arquitectura de la Violencia y son particularizadas en el análisis de los efectos reales y simbólicos de la relación entre las formas actuales de reproducción del capital inmobiliario y la multiplicación de arquitectura antimendigo como estrategia de expulsión de los mendigos/sin techo de áreas nobles de las ciudades globales por estratégicos procesos de gentrificación y regeneración urbana.

Palabras clave: Globalización, Gentrificación, Exclusión

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria Taddei Ferraz, Universidade Federal Fluminense

Profa. do Programa de Pós Graduação em arquitetura e Urbanismo - UFF

Downloads

Publicado

2016-01-27

Como Citar

Ferraz, S. M. T., Benayon, J. S., Acioly, L. L., Rosadas, L. G. C., & Mendonça, P. R. C. C. de. (2016). Arquitetura da violência: a arquitetura antimendigo como eureca da regeneração urbana. Movimento-Revista De educação , (3). https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.264

Edição

Seção

Dossiê Temático