Concepções de educadores sobre a agressividade das crianças

Autores

  • Iza Rodrigues da LUZ Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.258

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo baseado em idéias de Winnicott sobre a agressividade. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, no Brasil, com o objetivo de compreender as concepções de 7 educadores sobre a agressividade das crianças. A análise das entrevistas evidenciou concepções que relacionavam os comportamentos agressivos ao ambiente familiar das crianças sem incluir referências ao ambiente escolar na manifestação desses comportamentos. Assim, este trabalho indica a necessidade de reflexões mais sistemáticas sobre o papel da escola e dos educadores no desenvolvimento socioafetivo das crianças.

Palavras-chave: agressividade, educadores, crianças.

This work presents a study based on Winnicott’s ideas on aggressiviness. The study was carried in a public municipal school in Belo Horizonte in the state of Minas Gerais in Brazil, whose purpose was to understand 7 educators’ conceptions about children´s aggressiviness. The analysis of the interviews showed conceptions of aggressiviness that relate children’s behavior to their family environment only. There were no reflections on the school environment in the manifestation of the children’s aggressive behavior. Thus, this work indicates a need for more systematic reflections on the role of the school and attitudes by the educators in the social-emotional development of children.

Keywords: aggressiviness, educators, children.

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Biografia do Autor

Iza Rodrigues da LUZ, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2016-01-27

Como Citar

LUZ, I. R. da. (2016). Concepções de educadores sobre a agressividade das crianças. Movimento-Revista De educação , (3). https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.258

Edição

Seção

Dossiê Temático