A infância e a cultura do consumo na contemporaneidade

Autores

  • Michele Guedes Bredel de Castro UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.267

Resumo

Observa-se na atualidade que ao mesmo tempo em que a criança é objeto do consumo, também é sujeito, na medida em que consome tanto ou mais que um adulto. Analisar as práticas culturais contemporâneas da criança, relacionadas à cultura de consumo, faz-se necessário e importante hoje quando, em função da lógica do mercado, as relações entre adulto e criança foram modificadas. O presente artigo tem como objetivo compreender as implicações da cultura do consumo na constituição da infância. Defini como metodologia uma pesquisa de cunho teórico. Tomei como referencial teórico dentre outros autores, os estudos de Buckingham (2002), Canclini (1997), Postman (1999) e Ribes (2003). Traz à tona questões polêmicas sobre o impacto do consumo na infância, suscitando novas questões sobre a temática.

Palavras-chave: infância, criança, consumo.

It is noted that in actuality the same time the child is an object of consumption, it is also subject, as it consumes much or more than an adult. Analyze contemporary cultural practices of children relating to consumer culture, it is necessary and important today when, according to the market logic, relations between adults and children have been modified. This papers aims to understand the implications of consumer culture in childhood constitution. Set as methodology one theoretical, research based on studies of Buckingham (2002), Canclini (1997), Postman (1999) and Ribes (2003). It brings up controversial issues on the impact of consumption in childhood, raising new questions about the topic.

Keywords: childhood, child, consumption.

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Biografia do Autor

Michele Guedes Bredel de Castro, UFF

Atua  na  área  da  Educação  há  22  anos.  Graduou  em  Pedagogia  (1999),  fez  o  Curso  de Especialização  em  Arte  Educação  Infantil  (2000)  e  o  Mestrado  em  Educação  pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004). O curso de Doutorado em Educação fez na Universidade Federal Fluminense  (2010).  Cursando  Pós-doutorado  na  Universidade  Federal  do  Espírito  Santo.  Atuou como  coordenadora  pedagógica  do  Curso  Normal  Superior  por  3  anos  e  como  docente  no Ensino  Superior  na  rede  privada  durante  6  anos.  Foi  Supervisora  Pedagógica  do  ensino fundamental e médio da rede estadual de educação de Minas Gerais por 11 anos. Desde 2012 é orientadora  de  Trabalho  Final  do  Curso  de  Especialização  EAD  em  PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-LANTE/UFF. Atuou como professora substituta/temporária da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG no ano de 2012 e no ano de 2015 na Universidade Federal do Espírito Santo. É professora efetiva da rede municipal de Juiz de  Fora  desde  1996.  Também  foi  professora  pesquisadora  I  -  UAB  -  da  disciplina  Estágio  e Análise  da  Prática  Pedagógica  I  do  curso  de  Licenciatura  em  Química  à  Distância  da  UFJF. Participou  de  vários  eventos  em  todo  país,  tendo  apresentado  trabalho  em  alguns.  Em  seu Currículo  Lattes  os  termos  mais  freqüentes  na  contextualização  da  produção  científica, tecnológica  e  artístico-cultural  são:  Educação,  Formação  de  Professores,  Projetos  educativos, Educação  Infantil,  Infância,  Criança,  Direitos  das  Crianças,  Participação  Infantil,  Processos  de ensino-aprendizagem,  Políticas  Públicas  para  a  Infância,  Ensino  Fundamental  de  9  anos,  EAD.

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Publicado

2016-01-27

Como Citar

de Castro, M. G. B. (2016). A infância e a cultura do consumo na contemporaneidade. Movimento-Revista De educação , (3). https://doi.org/10.22409/mov.v0i3.267

Edição

Seção

Artigo