POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E EDUCAÇÃO: notas a partir dos escritos de Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i5.315Resumo
Tomando como referência os escritos de Antonio Gramsci o objetivo desse artigo é tecer algumas considerações sobre os limites e possibilidades das políticas públicas no contexto das democracias modernas, articulando com os conceitos de Estado e educação. A estrutura da democracia moderna permite gerar a ilusão de participação efetiva dos subalternos. A dimensão ideológica da hegemonia consolida as relações de dependência. O objetivo de Gramsci é esclarecer a noção de hegemonia para criar novas condições de confronto político para as classes dominadas.
Palavras-chave: políticas públicas, Estado, educação, Gramsci.
Taking es reference Antonio Gramscis’s Writings, the objective of this article is to weave some considerations about limits and possibilities of public policies of the modern democracies coordinating with state and educational concepts. The structure of moderns democracy allows to generate the illusion of effective participation of subaltern. The ideological dimension of hegemony reinforce dependency relationships. Gramsci’s intention is to clarify the hegemony notion to create news conditions of confrontation politician for the dominate class.
Key-words: public politics, State, education, Gramsci.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.