EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NACIONAL NO CONTEXTO PÓS 1964
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v0i5.316Resumo
O presente artigo tem por objetivo explicitar e analisar a influência da Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, principal suporte ideológico do golpe civilmilitar de 1964, nas reformulações implementadas pelo Estado brasileiro na educação nacional, particularmente através da reforma do ensino de Primeiro e Segundo Graus, promovida pela Lei 5692/71, e da reforma universitária. Espera-se demonstrar que tais reformulações visavam, sobretudo, a adequar o sistema de ensino ao modelo econômico e político implantando naquele período, a fim de transformá-lo em instrumento de promoção da segurança e do desenvolvimento do país nos moldes apregoados pela Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento.
This article has the objective of explicating and analyzing the influence of the National Security and Development Doctrine, main ideological support of the civilmilitary coup of 1964, in the reforms implemented by the Brazilian Government on national education, particularly through the reform of elementary and high schools promoted by the Law 5.692/71 and the University reform. It hopes to show that such reforms aimed, above all, to adapt the education system to the economical and political model of that period, aiming to transform it into a promotional instrument for the country’s security and development, in the molds set by the National Security and Development Doctrine.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.