CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras

Autores

  • Adolfo Ignacio Calderón
  • Donaldo Bello de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v0i5.32614

Resumo

Este artigo se pauta na análise dos resultados de algumas investigações teóricoempíricas sobre o funcionamento institucional e sociopolítico dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) nos estados de Santa Catarina e do Paraná, publicados no período 1996-2010. Em termos conclusivos, confirma a hipótese inicialmente formulada de que o pioneirismo político-institucional desses estados, nos anos 1980, veio a dar lugar, a partir da década de 1990, a uma prática política conservadora, de caráter hegemônico, acenando para certa inércia e instrumentalização dos CMEs pelo Executivo Local.

Palavras-chave: Conselhos Municipais de Educação, Santa Catarina, Paraná

This paper is based on the analysis of the results of some theoretical-empirical research about the institutional and socio-political functioning of the Municipal Education Councils (CMEs) in the states of Santa Catarina and Paraná, published in the period 1996-2010. The article confirms the hypothesis initially formulated that the political-institutional pioneering of these states, in the 1980s, came to be replaced, from the 1990s, by a conservative political practice, whith hegemonic character, which indicates a certain inertia and instrumentalization of CMEs by the Local Executive.

Keywords: Municipal Education Councils, Santa Catarina, Paraná.

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Publicado

2017-01-05

Como Citar

Calderón, A. I., & de Souza, D. B. (2017). CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras. Movimento-Revista De educação , (5). https://doi.org/10.22409/mov.v0i5.32614