CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ: do pioneirismo ao lugar-comum nas tendências hegemônicas conservadoras

Adolfo Ignacio Calderón, Donaldo Bello de Souza

Resumo


Este artigo se pauta na análise dos resultados de algumas investigações teóricoempíricas sobre o funcionamento institucional e sociopolítico dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) nos estados de Santa Catarina e do Paraná, publicados no período 1996-2010. Em termos conclusivos, confirma a hipótese inicialmente formulada de que o pioneirismo político-institucional desses estados, nos anos 1980, veio a dar lugar, a partir da década de 1990, a uma prática política conservadora, de caráter hegemônico, acenando para certa inércia e instrumentalização dos CMEs pelo Executivo Local.

Palavras-chave: Conselhos Municipais de Educação, Santa Catarina, Paraná

This paper is based on the analysis of the results of some theoretical-empirical research about the institutional and socio-political functioning of the Municipal Education Councils (CMEs) in the states of Santa Catarina and Paraná, published in the period 1996-2010. The article confirms the hypothesis initially formulated that the political-institutional pioneering of these states, in the 1980s, came to be replaced, from the 1990s, by a conservative political practice, whith hegemonic character, which indicates a certain inertia and instrumentalization of CMEs by the Local Executive.

Keywords: Municipal Education Councils, Santa Catarina, Paraná.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i5.32614

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 Fontes de indexação:

                                                                              

 

 

Apoio:

 

                                                                  

   

 

                              

 

 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

click counter
click counter
click counter