OS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: uma análise acerca da meta referente ao financiamento da educação

Fábio Araujo de Souza

Resumo


O presente artigo tem como principal objetivo analisar as metas referentes ao financiamento da educação nos Planos Estaduais de Educação (PEEs) e de que maneira estas poderão trazer novos recursos para que as demais possam ser cumpridas. Concluiu-se que os governos estaduais poderiam contribuir para o aumento de recursos na educação pública através de seus PEEs e, com isso, colaborar para o país alcançar a meta 20 do Plano Nacional de Educação; porém, a maioria construiu um plano com meta e estratégias que dificilmente trarão aumento significativo de recursos para a educação pública do país.

Palavras-chave: Plano Estadual de Educação; Produto Interno Bruto; Financiamento da educação.

The present article has as main objective to analyze the goals relating to the financing of education in the State Plans of Education, and in what way they might bring new resources to the other goals of the Plans can be fulfilled. It was concluded that the state governments could contribute to the increase of resources in public education through their PEEs and it could collaborate for the country to achieve the goal of 20 PNE, however most built a Plan with a goal and strategies that hardly bring a significant increase of resources for public education in the country.

Key-words: The State plan of Education; Gross Domestic Product; the Financing of education.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i5.32618

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 Fontes de indexação:

                                                                              

 

 

Apoio:

 

                                                                  

   

 

                              

 

 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

click counter
click counter
click counter