A GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS ESCOLAS COMO REFERENCIAL POLÍTICO, EDUCATIVO E SIMBÓLICO: entrevista com o professor Licínio Lima

Autores

  • Daniela Patti do Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.444

Resumo

Entrevista com o professor Dr. Licínio C. Lima (Universidade do Minho, Portugal), realizada por e-mail, em dezembro de 2017.

A gestão democrática, presente nos documentos legais brasileiros que orientam as ações dos sistemas educacionais nos diferentes entes federados e nas escolas tem sido permanentemente objeto de debate, pesquisas, conflitos. A gestão democrática da escola não está dada, não se decreta nem se institui simplesmente por meio de uma legislação que a regulamente. A escola democrática exige estruturas democráticas e existe como processo, com avanços e recuos e demanda, sobretudo, práticas democráticas e participativas nos processos de tomada de decisões. No intuito de debater sobre os cenários que permeiam esse debate na escola pública brasileira contemporânea, convidamos o prof. Dr. Licínio Lima para dialogar e refletir sobre os desafios e tensões para a construção de uma agenda da gestão democrática das escolas públicas.

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Biografia do Autor

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutora em educação pela UFRJ.

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Amaral, D. P. do. (2018). A GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS ESCOLAS COMO REFERENCIAL POLÍTICO, EDUCATIVO E SIMBÓLICO: entrevista com o professor Licínio Lima. Movimento-Revista De educação , 5(8), 244-256. https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.444

Edição

Seção

Entrevista - Dossiê Temático