AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO EM TEMPOS NEOLIBERAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.431Resumo
Atualmente, presenciamos diversas transformações na produção capitalista, as quais se intensificaram nas últimas décadas com a ascensão das políticas neoliberais. O desenvolvimento do neoliberalismo, entre outras ações, flexibilizou as relações de trabalho e reduziu o papel do Estado nas políticas sociais, inclusive na educação. Nesse sentido, o principal objetivo deste artigo é apresentar aos leitores como as políticas neoliberais e as transformações no mundo do trabalho modificaram a atividade docente e provocaram a sua intensificação e a sua precarização. O procedimento adotado foi a pesquisa bibliográfica e documental, que nos levou a concluir que a atual situação precarizada do trabalho docente é resultado das transformações capitalistas e das reformas educacionais orientadas pelos organismos internacionais (OI).
Palavras-chave: neoliberalismo; educação; trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois da publicação nesta revista.
- As fontes indicadas, as ideias e as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.